Comissionados demais?



Será que a prefeitura de Joinville tem comissionados demais? Difícil dizer. Quem mais ataca a questão dos comissionados é Kennedy Nunes (PP). Entretanto, a lei brasileira não estipula regras para a contratação de cargos de confiança, apenas limita esses cargos às funções de direção, chefia e assessoramento. Com um bom RH, essas categorias podem ser muito maleáveis.

Conhecidos como cargos políticos - aqueles sem concurso público - , os comissionados de Joinville representam mais de 6% dos funcionários da prefeitura.

Independente de regras, o número joinvilense é proporcionalmente seis vezes maior do que os ocupantes de cargos comissionados no governo federal, por exemplo. Em Brasília, apenas 1,3% dos funcionários são comissionados.

No governo do estado, a diferença é menor: 2,1% são indicações do governador.Mesmo assim, ainda na conta proporcional, Joinville tem três vezes mais comissionados que o governo de LHS.

Vale uma ressalva. Dos 634 comissionados, 236 são funcionários de carreira que foram promovidos, o que equivale a 37% das vagas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil