Os "fakes" da candidatura Marina Silva

A
A
A

Foi com muito estardalhaço que a imprensa brasileira noticiou uma possível saída de Marina Silva do PT para disputar a presidência da república pelo rocambólico PV. Para aumentar o furor da notícia, os verdes divulgaram uma pesquisa onde Marina aparecia em segundo e até em primeiro lugar nas intenções de voto, dependendo dos cenários apresentados. Lembrando, a pesquisa foi paga pelo PV e feita por telefone.

Mesmo espaço não foi dado para Heloísa Helena, em dezembro de 2008, quando aparece em primeiro e segundo lugar em pesquisas do Datafolha, a depender do cenário.

O balão cheio dos entusiastas de Marina se esvaziou com a divulgação neste domingo de outra pesquisa Datafolha onde ela fica na última posição com simbólicos 3% das intenções de voto. É a reedição da candidatura Cristóvam Buarque.

Vamos aos fatos e fakes.








Primeiro fake - Marina vai tirar votos de Dilma Roussef

A primeira idéia que a imprensa quis vender sobre a candidatura Marina é de que ela "preocuparia" Dilma Roussef e lhe roubaria os votos, abalando a candidatura do PT. Se levada em consideração, a própria pesquisa do PV no cenário mais factível hoje desmente isso.

José Serra (PSDB) - que beira os 40% em qualquer pesquisa - aparece com 28% das preferências. Ciro Gomes (PSB) com 16%, seguidos de Dilma (14%), Heloísa Helena (PSOL) com 13%. Marina aparece com 10%. Comparadas às outras pesquisas (Ibope, Datafolha), CNT/Census), neste cenário, apenas Serra sofre uma queda maior que 10 pontos percentuais. Todos os outros candidatos aparecem estáveis.

Segundo Fake - Marina acaba com a candidatura Heloísa Helena

"Nascido de dissidência do PT, o PSOL avalia que, antes de causar estrago a qualquer concorrente de peso, a eventual candidatura de Marina Silva à Presidência atingirá em cheio Heloísa Helena ou outro nome que venha a representar o partido na cédula." Esta nota foi publicada na Folha Online, sem citar fontes.

O principal argumento desta hipótese é a pesquisa do PV. Vale lembrar: em todos os cenários que Marina aparece na frente de Dilma, Heloísa Helena não está no cenário. O que fica claro: Caso Heloísa não saia a presidência, são grandes as chances de seus votos serem transferidos para Marina. Caso HH concorra, Marina tende a perder espaço.

Terceiro Fake - Heloísa pode ser vice de Marina Silva

Pipocaram em vários blogs famosos - como o Blog do Rovai - de que Heloísa já cogitava ser vice numa chapa PV-PSOL. Apesar da coligação PSOL-PV ter ocorrido em Porto Alegre (com Luciana Genro na cabeça de chapa), os blogueiros e comentaristas esquecem que, caso isso ocorra, o PSOL se quebrará como cacos de vidro no asfalto. O que houve foram convites informais para Marina trocar o PT pelo PSOL, e não pelo PV.

Datafolha: Ciro, Dilma e HH disputam 2º lugar. Marina tem 3%.

Pesquisa Datafolha deste domingo mostra José Serra (PSDB) com 37% das intenções de voto. O jornal afirma que Ciro (16%) e Dilma (14%) estão empatados. Heloísa aparece com 12%. O que a Folha esconde é que, considerada a margem de erro de 2%, Ciro, Dilma e Heloísa estão em empate técnico no segundo lugar. Falando em esconder, Heloísa nem é citada nesta matéria da Folha on-line, apesar dos 12%.

Não quero aqui fazer uma defesa incontestável de HH, tampouco negar o passado de Marina Silva. Menos ainda, atribui culpa a Marina pelo comportamento da imprensa. Aliás, a imprensa - como sempre - está mostrando suas garras neste processo eleitoral.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil