Sem Heloísa, Ciro sobe e deixa Dilma em terceiro

A
Última pesquisa Ibope, divulgada nesta terça-feira, mostra a evolução do cenário para as eleições 2010. Particularmente, dos principais institutos de pesquisa eleitoral do Brasil, o que menos confio é o Ibope. Entretanto, apenas este instituto analisou as intenções de voto para presidente nos dois cenários mais prováveis: José Serra (PSDB), Dilma Roussef (PT), Ciro Gomes (PSB), Marina Silva (PV) com Heloísa ou sem Heloísa Helena (PSOL).

Apesar da torcida da imprensa nacional em boicotar Heloísa para transferir votos para Marina Silva, a pesquisa do Ibope mostra que o maior beneficiado pela retirada da socialista da disputa é Ciro Gomes.

No cenário com as cinco candidaturas, Serra lidera com 34%, seguido de Dilma e Ciro cravados com 14% cada. Heloísa aparece com 8% e Marina, com 6%.

Sem HH, Ciro recebe três dos oito pontos de Heloísa, seguido por Marina, que recebe dois. Dilma, Serra e Nulos aumentam em um ponto. Agora, com a subida de Ciro, a tática da imprensa é dizer que Dilma é um balão furado.

Não é de hoje que HH assumiu que prefere dar continuidade a um projeto pessoal (se eleger senadora) do que ajudar a construir o PSOL Brasil afora. Esta inclinação também ocorre porque o grupo político de Heloísa é, hoje, minoria dentro do partido (cerca de 40%). Sem sua presença como candidata a presidente, a eleição de parlamentares nos estados e para a Câmara fica prejudicada, dando possibilidade para ela retomar o controle do partido por ser sua única expressão nacional.

Veja os números do Ibope

Cenário 1
José Serra – 34%
Dilma Rousseff – 14%
Ciro Gomes – 14%
Heloísa Helena - 8%
Marina Silva - 6%
Brancos e Nulos - 13%
Não sabem - 10%

Cenário 2
José Serra – 35%
Ciro Gomes – 17%
Dilma Rousseff – 15%
Marina Silva - 8%
Brancos e Nulos - 14%
Não sabem - 10%

Comentários

Upiara Boschi disse…
A Marina tem 2% menos que a Heloísa sem ter nunca disputado uma eleição nacional. Sem Heloísa, tem uma porcentagem que a Mãe do Pac levou alguns meses pra alcançar. Vai incomodar a verde.

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil