PSDB de Joinville: tradição em casos de corrupção

A
Este post surgiu, originalmente, em novembro de 2009. A ideia era listar as matérias publicadas na imprensa que falassem sobre a grande corruptela que é o Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) em Joinville. Como os casos e as condenações não param de acontecer, resolvi criar uma sessão fixa, com chamada na capa do blog para que todos possam relembrar as agruras do governo demo-tucano.

Segue as principais notícias.

Os escândalos tucanos em Joinville

24 de abril de 2005
Delegado Marcucci já está preso - O então vereador Delegado Marco Aurélio Marcucci (PSDB) e outros seis policiais civis foram presos sob a acusação de extorquir dinheiro de arrombadores de caixas eletrônicos, os famosos caixeiros, entre dezembro de 2004 e fevereiro de 2005. Ele ficou preso por quase dois anos, não foi cassado pela Câmara de Vereadores. Mas em 2008, não se reelegeu e foi para o PSC. 

23 de dezembro de 2005
Vereador oferece dinheiro a jornalista – O vereador Lauro Kalfels (PSDB) tentou subornar a jornalista Betina Weber, repórter de política de A Notícia na época. Na ocasião, eu, enquanto presidente do DCE do Ielusc, e outros seis estudantes, oferecemos pedido de cassação do vereador, mais a proposta foi arquivada.

16 de maio de 2006
Deputado distribui passagens aéreas para a imprensa – O então deputado e atual senador Paulo Bauer, sorteou pelo menos seis passagens aéreas de sua cota pessoal para jornalistas, em um jantar promovido no Piazza Italia, em Joinville. Casos envolvendo passagens aéreas do congresso ficariam famosos em 2010, no conhecido esquema de "Farra das Passagens".

14 de janeiro de 2008
Secretário de Saúde de Joinville está preso - Norival Silva, secretário de Saúde de Joinville e vice-presidente do PSDB da cidade é preso sob suspeita de cobrar propina de fornecedores da secretaria estadual de saúde.

23 de abril de 2008
Justiça manda prefeito do PSDB pagar reforma para mudar "telhados tucanos" - Prefeito de Joinville, Marco Tebaldi, é multado por fazer telhados em formato do símbolo de seu partido. Arquiteto que projetou a obra, Clovis Dobner, tinha sido candidato a prefeito pelo PSDB em 1996.

26 de junho de 2008
Móveis doados à uma creche acabam em escritório de pré-candidato em Joinville - Walkíria Lennert, tesoureira do PSDB e ocupante de um cargo de confiança na secretaria de Educação durante o governo Tebaldi, desvia mesas da secretaria e as envia para comitê eleitoral de Darci de Matos (DEM).

27 de junho de 2009
Ministério Público aponta superfaturamento de 2,6 milhões na compra de terreno da UFSC em Joinville - Operada pelo ex-prefeito Marco Tebaldi (PSDB), a compra do terreno teria sido superfaturada.

9 de outubro de 2008
Darci de Matos sob investigação eleitoral - Escutas telefônicas mostram que desvios cometidos pelo ex-secretário da Saúde Norival Silva serviriam para favorecer campanha a prefeito de Darci de Matos (DEM). Deputado Nilson Gonçalves (PSDB) estaria envolvido. Em programa de TV, ele chora e acusa Darci e Tebaldi de culpado. Parte 1 e Parte 2.

16 de setembro de 2009
Norival Silva pega 12 anos por corrupção passiva - Após o trâmite judicial, o ex-secretário é condenado por corrupção passiva.

25 de novembro de 2009
Gravação deflagra esquema de desvio de dinheiro envolvendo Paulo Bauer, Fábio Dalonso e Acélio Casa Grande - Uma gravação obtida pelo site Congresso em Foco deflagrou um suposto esquema de desvio de verbas e contratação de funcionários fantasmas envolvendo o então Secretário de Estado da Educação de Santa Catarina, Paulo Bauer (PSDB), o então deputado Acélio Casagrande (PMDB) e o ex-vereador Fábio Dalonso (PSDB), candidato a vice-prefeito na chapa de Darci de Matos (DEM) em 2008.

14 de junho de 2011
Ex-prefeito Marco Tebaldi é condenado por utilizar dinheiro público para promoção pessoal - Ex-prefeito Marco Tebaldi é condenado por utilizar dinheiro público para promoção pessoal

21 de Junho de 2011
Ex-presidente da Fundação de Esportes de Joinville é condenado por corrupção - Toninho Lennert, ex-vereador do PSDB, é condenado por corrupção passiva, falsificação de documentos, entre outros. Após não se reeleger, foi para o PSC.

Comentários

Alexandre Flores disse…
É sempre muito bom relembrar...

Excelente post!
Essa galera do PSDB não é fácil Camasão...Pelo que andei lendo...O Judas Iscariotes e o próprio Capetão eram filiados ao PSDB...rsrsrsrs
marcio liebelt disse…
esqueceu de mensionar no blog outra corrupção, envolvendo o caso de compras de bólas e redes de futebol na FELEJ, onde o Gilson Flores e o Belli são proprietários, ambos do PSDB e o presidente da FELEJ o Bujica era também do PSDB.
nilton1976 disse…
assim é bom,eu nao sou muito no PT,mas se a vitoria deles significa EXTRESS pro PSDB e DEM,to dentro,odeio o fato desses caras bancarem os poderosos só porque tem a midia,os tucanos lançaram por intermedio da Veja um escandalo falso sobre o tesoureiro do PT,cairam de joelhos,ja foi publicado no site "conversa afiada"do paulo henrique amorim que é falso,isto ninguem fala,os DemoTucanos vao baixando o nivel,eu ate votaria na Angela,mas ela apoia o Serra,ai fud...

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil