Jornadas Bolivarianas: o socialismo na América Latina

A

Jornadas Bolivarianas – Sexta-edição: O Socialismo na América Latina

Já está tudo pronto para sexta edição das Jornadas Bolivarianas, principal evento do Instituto de Estudos Latino-Americanos, que acontece de 12 a 16 de abril, no Auditório da Reitoria da Universidade Federal de Santa Catarina. O tema deste ano será o Socialismo na América Latina e para debater o assunto o IELA traz, entre outros, o teórico Heinz Dieterich, professor da Universidade Autônoma Metropolitana do México, que tem sido o disseminador da idéia do socialismo do século XXI, conceito que caminha hoje por vários países da América Latina. VEJA PROGRAMAÇÃO COMPLETA AQUI

Também estarão em debate outros aspectos da realidade latino-americana como os chamados estados progressistas, com o professor da Universidade Federal do Tocantins, José Pedro Cabrera Cabra, os movimentos originários, com o professor equatoriano Pablo Dávalos, e as perspectivas do socialismo no Brasil, com o professor da Unicamp, Ricardo Antunes. Fugindo um pouco da América Latina, mas aprofundando no debate sobre o socialismo, as Jornadas trazem o teórico chinês Xioaqin Ding, da Universidade de Shangai e atualmente professor visitante na Harward Law University, Estados Unidos.

Igualmente os trabalhos selecionados apresentam um panorama bastante amplo da problemática dos movimentos sociais na América Latina, incluindo ainda a discussão do socialismo na África, o que garante uma boa reflexão sobre o socialismo no sul do mundo.

As Jornadas Bolivarianas começam no dia 12 de abril, às 8h30min, no Auditório da Reitoria da UFSC.

Pequeno currículo dos palestrantes

Heinz Dieterich – Nascido na Alemanha, estudou, com bolsa do Sindicato dos Trabalhadores (DAG) e da Universidade Popular (Volkshochschule), na Escola de ambas as instituições. Também estudou com os pais da Escola de Frankfurt: Max Horkheimer, Theodor W. Adorno e a seguinte geração de Juergen Habermas e Claus Offe. Foi militante da organização socialista estudantil SDS e do Partido Social-Democrata, SHB. Desde 1977 é professor de Metodologia na Universidade Autônoma Metropolitana da cidade do México. Publicou mais de 25 livros individuais e coletivos em quatorze países. Entre eles estão os títulos: Novo Guia para a Investigação Científica; A Sociedade Global (com Noam Chomsky) e, O Socialismo do Século XXI. Economia, Política e Democracia na sociedade pós-capitalista. Mantém solidariedade ativa com os processos de libertação nacional na América Latina e no Caribe e goza da confiança pessoal de vários presidentes latino-americanos. Foi ele quem cunhou e promoveu o conceito de “Socialismo do Século XXI” na Europa e América Latina.

Xiaoqin Ding - É professor visitante da Harvard Law School, professor associado e diretor adjunto do Marxism Research Institute, da Universidade de Shangai. Pesquisador associado do Centro para o Estudo Comparativo do Desenvolvimento Social, da Academia Chinesa de Ciências Sociais; Secretário-Geral Adjunto da Associação Mundial de Economia Política (WAPE), editor-gerente da World Review of Political Economy (WRPE) de Londres, Editor da revista Estudos Econômicos da Escola de Xangai (Shanghai), Secretário geral do Comitê Socialista de Teoria Econômica, da Sociedade Econômica de Xangai. Tem vários livros publicados, entre eles: An Economic Analysis of Economical Society, coauthored with Yuchang HE etc., Beijing: People’s Publishing House, 2009 e o The Economics of Welfare, Arthur Cecil Pigou, cotranslated with Yuchang HE, Shanghai: Shanghai University of Finance and Economics Press, 2009.

Pablo Dávalos - Professor da Universidade Católica do Equador, foi Vice-Ministro de Economia, autor de vários livros tais como Movimento indígena equatoriano:
construção política e epistêmica, Semiótica e Poder, Dívida Externa e Globalização financeira, é especializado em questão indígena na América Latina.

Ricardo Antunes – Professor da Unicamp, autor dos livros: Sentidos do Trabalho, Dialética do Trabalho, Adeus ao trabalho?, Esquerda fora do lugar: o governo Lula e os descaminhos do PT, entre outros.

José Pedro Cabrera Cabral – Professor da Universidade Federal do Tocantins. Trabalha com História Latino-Americana, Identidade Nacional e Movimentos Sociais.

Fonte: IELA/UFSC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil