Estudantes se manifestam contra o aumento da tarifa!

Picture

Na tarde desta quinta-feira (06/05) os estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina e do Colégio Aplicação receberam uma surpreendente notícia.
Começou a ser divulgada a notícia de um novo (de novo) aumento da tarifa do ônibus, para até R$3,12! Os estudantes, então, rapidamente se articularam, em uma reunião ampliada com mais de 100 pessoas, organizaram uma manifestação para a manhã seguinte, com intuito de barrar este aumento abusivo e crônico de tarifa.

A manifestação do dia seguinte partiu por volta das 10h30min da Universidade Federal de Santa Catarina e marchou até o TICEN, onde estudantes e apoiadores de todas as partes da cidade se encontraram para reivindicar não só contra o aumento da tarifa, mas por melhorias gerais na qualidade do transporte público mais caro do Brasil, construindo uma assembleia, com mais de 300 pessoas, que decidiu ocupar o Setuf (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis) exigindo a apresentação das planilhas de custo do transporte. Os manifestantes acabaram sendo agredidos com pedaços de metal após tentarem entrar nas salas administrativas para conversar com a direção do sindicato dos empresários, o que acabou dando consequência a uma série de conflitos, uma vidraça quebra, e um militante (convenientemente ignorado pela mídia) e um funcionário (alardeado por essa mesma mídia) feridos.

Logo após, a manifestação segue com o fechamento do acesso aos ônibus ao terminal, o que gerou um "enfrentamento" (por parte da PM, pelo menos) com a polícia, onde diversos estudantes saíram machucados e sendo afastado por arma de choque e ameaças de prisão. Depois, o protesto seguiu para prefeitura onde, fechando as portas do prédio e recebendo os protestantes com a Guarda Municipal e gás de pimenta, o poder público exemplificou o interesse dele em conversar com a população.

Com um saldo extremamente positivo e entoadas ao som de maiores amanhãs, a manifestação dispersou por volta das 14h, com a promessa de se encontrar no dia 08 de maio, a partir das 13h30min, no Diretório Central dos Estudantes da UFSC, para debater e encaminhar os próximos passos dessa mobilização. Todos aqueles que se revoltam com o aumento periódico do preço do passe, e buscam encontrar soluções para um transporte público de qualidade para todos estão convidados a participar e contribuir para que esse movimento cresça e encharque a cidade com suas justas exigências.

Para todos que enxergam o transporte como um direito, não como negócio, e que percebem que o direito de ir e vir é fundamental para exercício pleno de nossa cidadania, digam NÃO ao aumento da tarifa.

Acompanhe o dia a dia do movimento: www.twitter.com/lataofloripa

Fonte: DCE UFSC

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil