Um assunto de família

A 2ª Semana da Diversidade de Joinville quer levar suas discussões para a esfera familiar. Adotando o tema Família somos todos e marcada de 1º a 8 de agosto, o evento se alinha às discussões mais atuais sobre a diversidade. De um lado, a luta pelo direito da união civil e da adoção por casais homossexuais. Do outro, a vontade de ser aceito em sua própria casa.

“Além de ser um tema atual, é algo com que convivemos no dia a dia”, ressalta Josué Junior, diretor administrativo da Associação Arco-íris Joinville, que organiza a semana. O dilema de gays, lésbicas, bissexuais, travestis e transexuais (LGBT) estará em três mesas de debate e na palestra com Luiz Mott, fundador do Grupo Gay da Bahia e personagem histórico na luta contra a homofobia. “A gente espera a participação do público para discutir a temática”, convida o organizador.

Historiador, pesquisador e ativista, Mott escreveu livros que são referência em todo o mundo nos estudos da homossexualidade, como “Causa Mortis: Homofobia” e “Homofobia: a Violação dos Direitos Humanos dos Gays, Lésbicas e Travestis”. Também compartilhou sua história de vida e o preconceito que já sofreu no final de um capítulo da novela “Viver a Vida”. Outro destaque é o português Miguel Pinto, da Intervenção Lésbica, Gay, Bissexual e Transgénero de Portugal (Ilga). O país europeu recentemente aprovou a união civil do mesmo sexo.

Na programação cultural, a semana abre com a apresentação do espetáculo “Teatro Playback, qual É a sua História?” Os atores Andréia Malena Rocha, Clarice Siewert e Eduardo Campos se desdobram para contar histórias sugeridas pelo público, em um exercício de improviso e compartilhamento de emoções.

Em 6 de agosto, o Festival de Cinema Mix Brasil abre com “Meu Amigo Cláudia”, documentário brasileiro que narra a história da atriz/travesti/cantora/escritora Cláudia Wonder. O filme traça um paralelo do contexto de preconceito em que a artista vivia na década de 80 e da importância que ela teve ao tomar a frente da mudança do travestis das páginas policiais para as de cultura dos jornais.

Veja programação completa
Fonte: AN

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil