Estreia de "Impasse" lota reitoria da UFSC

Cerca de 700 pessoas compareceram ao prédio da Reitoria da UFSC, na noite desta quinta-feira passada, para assistir em primeira mão o documentário sobre a crise do transporte público de Florianópolis, Impasse. Com o auditório e o hall do prédio lotados, o evento iniciou com uma performance teatral-musical com manifestantes caracterizados cantando músicas elaboradas durante os atos contra o aumento da tarifa deste ano. Para em seguida, então às 20h, após uma fala de apresentação da organização, iniciar a apresentação do filme, que tem sua duração de 1 hora e 20 minutos.

Segundo Fernando Evangelista, um dos organizadores e produtores, a reação ao material foi imediata e bem positiva. A atmosfera no local, durante a mostra, remetia à um jogo de futebol, onde a cada jogada/cena o público reagia expressivamente – com vaias, aplausos, risadas e até gritos de aprovação e desaprovação. Definitivamente a avaliação foi de superação das expectativas.

Fernando levanta também a capacidade do audiovisual de tocar as pessoas. De como as elas acabam se sensibilizando mais em um documentário do que em uma matéria jornalística, por exemplo. Fato é que, logo após a mostra, o público presente realizou uma assembléia na qual foi apontada a clara necessidade de se avançar na luta e não mais somente resistir aos aumentos de tarifa. Ou seja, se mobilizar para propor as devidas mudanças sociais necessárias para resolução do impasse. Obviamente com um enfoque voltado para o bem-estar da população usuária.

Visita no CCJ e panfletagem

O candidato a deputado federal Leonel Camasão (PSOL) esteve em Florianópolis para a estreia do "Impasse". Antes do documentário, o candidato fez panfletagem no Centro de Ciências Jurídicas (CCJ), tendo visitado os alunos do Programa de Educação Tutorial (PET). Materiais de campanha do candidato a presidência pelo PSOL, Plínio de Arruda Sampaio, também foram distribuídos.

Após o filme, Camasão e outros militantes do PSOL fizeram panfletagem dos candidatos socialistas, tendo tido boa receptividade dos alunos.

Com informações da Frente de Luta Pelo Transporte Público

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil