Novo encontro debaterá federalização da Univille no dia 14 de outubro

Uma nova reunião para debater a federalização da Univille ocorrerá no dia 14 de outubro, no plenário da Câmara de Vereadores, às 19h30. A data foi marcada após a Comissão de Educação da Câmara debater a questão com a pró-reitora de ensino da Univille, Ilanil Coelho, e o representante da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Acires Dias. O candidato a deputado federal Leonel Camasão (PSOL) participou do encontro, ocorrido numa quarta-feira pela manhã. O horário dificultou a participação dos estudantes - principais interessados na federalização.

Na reunião da comissão, foram elencados algumas diretrizes, como a constituição de um grupo para estudar a viabilidade jurídica da federalização. O departamento jurídico da Câmara irá colaborar nesse estudo.

Acires Dias, da UFSC, defendeu que a universidade federal de Joinville tenha centros de ensino diversificados, trabalhando áreas como História, Geografia, Antropologia, Arquitetura, Economia, Direito e Contabilidade, além das ciências fundamentais: Física, Química e Matemática. São nessas três áreas que o governo mais possuí déficit de professores. Ao todo, 200 mil professores de outras áreas ensinam essas disciplinas nas escolas públicas por falta de profissionais qualificados nessas áreas.

"O que também precisa ser debatido nesse fórum é a questão da construção do novo campus da UFSC na curva do arroz. Se existe certo consenso na federalização, não há porque construir o novo campus naquela área", opinou o candidato. "Além das dificuldades que o terreno apresenta, como o contorno ferroviário e as torres de energia da Eletrosul, os custos para construção do campus serão elevadíssimos, já que o local possui infraestrutura zero", concluiu.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil