Cinema Joinvilense volta à ativa com "Reconquista"

A produção cinematográfica de Joinville volta a ativa com a produção de "Reconquista", da Intervalo Filmes. As filmagens iniciaram no dia 16 de novembro, e dão espaço para uma temática delicada: a reintegração de ex-detentos na sociedade.

O filme é dirigido por Roger Santos e conta com roteiro de Alex Mendes. “A ideia é chamar a atenção da sociedade para a situação que eles encontram quando tentam retornar ao mercado de trabalho”, ressalta o diretor.

O diretor utiliza elementos de documentário como meio de chamar a atenção, mesmo que por meio da ficção, para um problema real. Roger acredita que o cinema é um disseminador de informação e que é importante utilizá-lo como ferramenta de discussão e reflexão: “Nosso país tem a chance de, através do cinema, ser mais culto e também de conhecer problemas sociais”.

Roger Santos foi co-produtor e montador do curta “Sob o céu de Joinville”, montador de “Cinemaíêutica” e produtor de “Do Cais ao Mercado”.

Outra preocupação foi montar um casting somente de atores joinvilenses. Ângela Finardi e Denis Radun foram dois dos escolhidos pelo diretor de elenco Nando Moraes. A trilha sonora também está sendo produzida na cidade, por Esdras Felicio.

Apoiado pelo Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec), o vídeo será exibido gratuitamente e haverá sessão também na Penitenciária Industrial de Joinville. A previsão é de que a estreia aconteça em fevereiro de 2011.

Roger comenta ainda que a produção de filmes no Brasil tem dificuldades, mas que em Joinville, o envolvimento crescente da comunidade e o apoio da Fundação Cultural estão impulsionando o cinema: “o Simdec é importantíssimo para a cidade e serve de exemplo para o resto do país", afirma.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil