Jornalista João Batista (JB) lança livro "Os mesmos nós" em Joinville

O jornalista João Batista (JB), repórter do Notícias do Dia Joinville, irá lançar nesta quinta-feira seu primeiro livro: "Os mesmos nós". Fui colega de turma de JB e conheço seu belíssimo trabalho. Realmente, vale a pena estar lá. A capa do livro é do também ex-colega de turma Paulo Horn.

Veja o release oficial do livro abaixo.

O LIVRO
Com poemas escolhidos a partir do blog Caixa de Ressonância, “Os mesmos nós” reúne 60 textos produzidos entre 2005 e 2009 e já publicados no site. O trabalho, que representa a estreia do autor em livro, firma-se na poesia como gênero principal, embora vários textos enveredem pela prosa poética, valendo-se de características da crônica ou do conto.

O livro está dividido em sete capítulos, cada qual referenciado num tema, numa figura, numa imagem ou numa ideia que funciona como elo comum entre os textos. As relações são, às vezes, absurdamente explícitas, e, em outras vezes, absurdamente camufladas. A criação dos textos apoia-se em elementos da natureza, como o fogo e o gelo, em cenários do cotidiano, nas paisagens comuns à vida na cidade, na presença simbólica (e concreta) da mulher e da criança no contexto social e, entre outras alusões, em reflexões inerentes à contemporaneidade, envolvendo questões existenciais, de relacionamentos, da busca pelo divino e da procura de cada individuo em achar seu lugar no mundo.

O aspecto multitemático do trabalho é marcado transversamente pelo uso de figuras da linguagem que tratam com ironia, sarcasmo, humor e falsa retórica os assuntos abordados pelos textos. O poema em si não tem e não deve ter função alguma, mas ele provoca sempre algum reflexo, seja o de espanto, seja o da indiferença. Nesse sentido, “Os mesmos nós” é meramente um anteparo para se perceber o óbvio e o inusitado que diariamente assombram o mundo.

O trabalho tem texto de apresentação do jornalista Gleber Pieniz. O escritor Rubens da Cunha, grande incentivador para que o projeto se concretizasse, também traz um texto de referência na orelha do livro. A ilustração de capa é assinada pelo chargista Paulo Horn. A publicação foi viabilizada com o patrocínio da Prefeitura Municipal de Joinville, Fundação Cultural de Join­ville e Simdec (Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura), através do Edital de Apoio à Cultura 2010, e sai sob a coordenação editorial de Carlos Henrique Schroeder, da Design Editora, de Jaraguá do Sul.

SOBRE O BLOG
O blog Caixa de Ressonância, iniciado em 2003 com conteúdo generalista, se firmou a partir de 2005 com foco em textos literários, sobretudo poemas (a maior parte), crônicas e contos. A publicação, que nunca foi sistemática nem exaustiva, surgiu e se desenvolveu sem a mínima pretensão de virar livro posteriormente, ou qualquer outro formato fora dos limites virtuais. Era apenas um projeto pessoal, livre, feito apenas para orientar o trabalho de escrita do autor.

O começo da participação do autor no grupo de poetas Zaragata, o contato com outros blogueiros do mesmo gênero, o intercâmbio com escritores locais e regionais, o advento do Simdec como mecanismo de incentivo à produção cultural e a presença mais forte da literatura joinvilense nos âmbitos culturais locais, geraram, naturalmente, motivadores para uma futura estreia em livro. A sugestão partiu dos colegas do grupo Zaragata e ganhou força nos últimos anos. Como a produção de textos para o blog já rendia material suficiente para uma publicação física, o que era apenas sugestão e ideia, virou, de fato, um livro.

O projeto não se tratou de transformar todo o conteúdo do blog em livro, mas de compor um livro a partir da seleção dos textos de poesia publicados no blog ao longo desses anos. Os demais conteúdos permanecem, ao menos por enquanto, exclusivos no espaço virtual. Mais do que encarnar parte representativa do blog no suporte papel, o projeto de publicação de “Os mesmos nós” insere-se dentro de um movimento de renovação da poesia joinvilense e sua inserção no contexto cultural local. O apoio de instituições, a iniciativa de militantes já conhecidos da literatura joinvilense e o suporte de incentivo e viabilização fomentados pelo poder público são matrizes principais desse movimento, ainda que talvez tímido ou carente de continuidade, mas, em todo caso, existente e potencialmente animador.

SOBRE O AUTOR
João Batista (JB) da Silva, 29 anos, natural de Imaruí (SC), é jornalista formado pelo curso de Comu­nicação Social da Associação Educacional Luterana Bom Jesus/Ielusc, em Joinville. Integrante do grupo de poetas Zaragata desde 2004, também foi sócio-fundador da As­sociação Joinvilense de Letras (Ajole), entidade hoje inati­va. Além de ter colaborações em sites e blogs de literatura e poesia, mantém um blog na internet (http://caixaderessonancia.blogspot.com/), onde escreve periodicamente poemas, crônicas e textos experimentais, alguns dos quais também publicados na imprensa local. Participou do li­vro “Cordames e Cordoalhas” (2006), coletânea de textos produzidos por poetas do grupo Zaragata e ilustrados por membros da Associação dos Artistas Plásticos de Joinville (Aaplaj). Em 2008, integrou a coletânea do Prêmio Join­ville de Expressão Literária, com os trabalhos premiados nas edições 2006 (3º lugar em Conto/Crônica) e 2007 (1º lugar em Conto/Crônica e 2º lugar em Poesia) do concurso. Atualmente trabalha como repórter do jornal Notícias do Dia, em Joinville.

SERVIÇO
O Quê?
Lançamento do livro “Os mesmos nós” (poesia)
Quando?
Dia 11 de novembro de 2010, a partir das 18h30
Onde?
Midas Armazém Cultural (Rua Dr. João Colin, 475, Centro, Joinville)
Quanto?
Entrada Gratuita (Preço do livro: R$ 10,00)
Contato? (47) 9936-9524 / (47) 3467-7561

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil