Aleida Guevara, Filha de Che, chega à Florianópolis para desfile em homenagem à Cuba

A filha do guerrilheiro Che Guevara (1928-1967), Aleida Guevara, desembarcou na manhã desta sexta-feira em Florianópolis para participar do Carnaval 2011. Ela vai desfilar na União da Ilha da Magia, escola que homenageará Cuba na Passarela Nego Quirido neste sábado à noite.

Na chegada ao Aeroporto Hercílio Luz, foi recebida por um grupo formado por oito sambistas e duas dançarinas. Ficou surpresa com a batucada. Ela recebeu a letra do enredo da escola, Cuba, sim, em nome da verdade!

Aleida disse que a história de Cuba já foi contada em muitos livros e filmes, mas nunca em uma passarela de samba.

— Fiquei feliz com a ideia. Por isso resolvi participar — contou.

O intérprete da União da Ilha, Marcelo Perna, disse que a presença de Aleida no desfile deste sábado vai chamar a atenção do público para a história da Ilha governada por décadas por Fidel Castro, parceiro de Che na Revolução Cubana (1953-1959), que levou um novo regime político ao país comunista.

Doente, Fidel está afastado do comando do país desde 2008. Raúl Castro, seu irmão caçula, está no poder desde então.

O cônsul-geral de Cuba no Brasil, Lázaro Méndes, demonstrou satisfação com a homenagem. Disse que foi testemunha da Revolução e que, agora, as pessoas que não a conhecem poderão aprender ou se interessar por ela.

A escola da Lagoa da Conceição, que faz seu terceiro desfile neste ano, diz ter buscado a inspiração na Ilha comunista porque quer fazer uma revolução no Carnaval de Florianópolis.

A agremiação, que nasceu de um bloco carnavalesco, vai levar para a passarela 2,5 mil componentes, 23 alas e três carros alegóricos. No ano passado, ficou em segundo lugar entre cinco concorrentes.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Norival Silva pega 12 anos por corrupção passiva

Uma homenagem ao Movimento Estudantil

Sandro Silva renuncia mandato de vereador e Carlito poderá ter maioria na Câmara