Onde estudar?

Os jornalistas que concluíram a graduação e pretendem buscar uma formação complementar carregam uma dúvida sempre presente: onde estudar? Existem milhares de especializações, mestrados e doutorados Brasil afora, mas a verdade é que são poucas as opções para a área específica de Jornalismo.

Ainda dispomos de poucas opções no ensino público federal e estadual. O único programa de Mestrado no Brasil na área de Jornalismo é oferecido na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), e não existem programas de doutorado em nenhuma região do país.

Por conta disso, diversos cursos de Pós-graduação Jornalismo Brasil são oferecidos em universidades privadas. São essas universidades e cursos que estão formando especialistas e colaborando na formação do jornalismo brasileiro. Especializações em jornalismo empresarial, comunitário, jornalismo e educação, entre tantas outras, estão disponíveis.

Aqui na cidade, não conheço nenhuma especialização na área. O Bom Jesus/Ielusc tentou abrir um curso de Teorias do Texto em 2008 ou 2009, mas não conseguiram fechar turma e a ideia foi abandonada.

Próximo de Joinville, a Faculdade da Região de Blumenau (FURB) oferece cursos na área. Outra opção é a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba, que está ofertando cursos em novas tecnologias para o jornalismo e ainda em jornalismo especializado. Já a Universidade Tuiutí do Paraná (UIT) oferece um curso em Jornalismo Comunitário, para aqueles que pretendem assessorar sindicatos, Organizações Não Governamentais (ONGs), associações de moradores, entre outras entidades da sociedade civil. Aliás, esse é um mercado que tem crescido para os jornalistas, mas ainda não tem muito espaço em Joinville.

Algumas páginas na internet servem para buscar o melhor curso, de acordo com interesses individuais e valores. Afinal, o curso tem que caber no bolso, né?

Quem tiver interesse, pode ainda dar uma procurada na Internet para encontrar o curso ideal. Clique aqui para abrir uma lista de cursos de Pós-graduação Jornalismo Brasil.

*Post produzido à pedido para o portal Educaedu-Brasil

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil