Uso do transporte coletivo em Joinville está 12% abaixo da média nacional

Maioria de deslocamentos é feita de carro ou moto, seguido
de a pé ou bicicleta. Apenas 23% usam ônibus
A utilização do serviço de transporte coletivo em Joinville está 12 pontos percentuais abaixo da média nas cidades não-capitais do Brasil. Em outros municípios, 35% da população utiliza o transporte coletivo para se locomover. Em Joinville, este índice é de 23%. Os dados são da pesquisa do IPEA sobre mobilidade urbana.

Outro número interessante é que, na cidade, também estamos 8% acima da média nos deslocamentos a pé, 2% acima nos deslocamentos de bicicleta e 3,5% acima nos deslocamentos de carro ou moto.

Evasão no transporte

Os números sugerem uma certa evasão do transporte coletivo. A questão é que a maioria da população sai do sistema para se deslocar a pé ou de bicicleta, o que indica que o abandono do sistema não ocorre pela compra de veículos, mas sim, pela falta de dinheiro para pagar a tarifa.

Hoje, existem mais pessoas andando a pé e de bicicleta (33%) do que gente andando de ônibus (23%). Outros 42,5% da população vai de carro ou moto.

Enquanto temos 23% da população andando a pé, em outras cidades o índice é de 16%.

Enquanto isso, na prefeitura, nenhum sinal de que a licitação do transporte coletivo vá mesmo sair. A concessão já foi renovada várias vezes nos últimos 40 anos, sempre sem licitação. E a tarifa segue subindo a cada ano.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil