Carta do professor Eros Mussoi sobre o voto favorável de Luci Choinacki (PT) ao projeto do Código Florestal

Prezada Deputada Luci Choinacki

Do alto do meu direito de cidadão e seu eleitor, venho demonstrar minha TOTAL indignação e decepção
pelo seu recente voto em favor da aprovação do Código Florestal Brasileiro (o famigerado Projeto Aldo Rebelo, que é o caminho para a devastação final dos recursos naturais no nosso país). 

Mas, muito mais que simplesmente "demonstrar indignação" (que seria uma postura insuficiente no Estado de Direito realmente DEMOCRÁTICO) venho solicitar uma justificativa circunstanciada a seu procedimento (que deve ser muito além do prosaico "votar com o governo e com os arranjos feitos em prol da governabilidade"... pois estamos tratando de uma questão ambiental estratégica e que remete também ao futuro do país e o compromisso com gerações e gerações vindouras).

Sinto que, exercendo nossa cidadania (e cobrando coerência!!!), já estamos definitivamente construindo alternativas político-decisórias para nosso pais... e tendo a oportunidade de construir novos conceitos de cidadania.

A "democracia" representativa (aquela que se põe um voto na urna como se passando uma procuração por 4 anos) esgotou-se e com ela esta forma tradicional e rançosa de "fazer política"... os partidos (e seus representantes políticos), mesmo os ditos "transformadores" (alguns até se autodenominam "revolucionários") se acomodam, por conveniência à ela.

Ou a sociedade se mostra indignada e participa efetivamente ou deixamos tudo por conta de alguns poucos que se apropriam de mandatos e fazem o que querem.

Para concluir, lembro que lhe acompanho (e até "assessorei" voluntariamente seus mandatos em alguns momentos) desde meados da década de 80' (a luta política de uma mulher simples, inteligente, "peleadora" e com firmeza de propósitos!!!), sempre valorizando sua/nossa luta em favor da Agricultura Familiar, das questões sócio-ambientais e nas questões de gênero. Lembro da "cruzada" contra os transgênicos que percorremos Santa Catarina esclarecendo e discutindo com a população, muito mais que a questão "transgênicos", mas principalmente o modelo de desenvolvimento modernizador e suas consequências.

Aquela mulher mudou? seus propósitos mudaram? sinto se isto ocorreu, deveria ter sido discutido/esclarecido ANTES das eleições. Lembro que nas últimas eleições fui pessoalmente ao seu Escritório de Campanha (na Avenida Hercílio Luz em Florianópolis) buscar um enorme out-door que, com muito trabalho pois estava sozinho, coloquei na parede externa de minha casa no Campeche.

Meus amigos diziam... "para que? a Luci já está eleita!" Eu respondia: "não!!! temos que valorizar esta Mulher lutadora e colocá-la com o maior número de votos possíveis na Câmara pois ela será representante das causas sócio-ambientais e da Agricultura Familiar como sempre fez, em contraposição ao Agronegócio".

Agora vislumbro nem uma coisa nem outra!!!

Aguardo sua manifestação... que agradeço seja copiada a também estas(es) amigas(os) que endereço esta mensagem (que certamente acompanham e reconhecem sua luta histórica, agora transformada) para evitar que eu tenha que copiar e retransmitir sua resposta.

Atenciosamente,

Eros Marion Mussoi 
Professor Universidade Federal de Santa Catarina 
Área de Desenvolvimento Rural 
MSc em Educação Agrícola e Extensão Rural 
PhD Agroecologia e Desenvolvimento Sustentável 
Pós Doutorando em Extensão Rural Agroecológica - Universidade de Córdoba, Espanha 

Comentários

Meirielle disse…
não esqueça de colocar aqui a resposta.
eu, pelo menos, estou no aguardo.

Postagens mais visitadas deste blog

Uma homenagem ao Movimento Estudantil

Sandro Silva renuncia mandato de vereador e Carlito poderá ter maioria na Câmara

Norival Silva pega 12 anos por corrupção passiva