Professor Valmir será homenageado com medalha “Manezinho da Ilha”

Valmir Martins (E) durante debate na campanha eleitoral
de 2010, quando concorreu a governador de SC pelo PSOL

O professor Valmir Martins será homenageado pela Câmara de Vereadores de Florianópolis, nesta segunda-feira, dia 6, com a entrega da medalha “Manezinho da Ilha Aldírio Simões”. Proposta pelo vereador Lino Peres (PT), a homenagem ocorrerá no Teatro Álvaro de Carvalho, às 19 horas.

A Medalha Aldírio Simões é concedida a personalidades nascidas ou radicadas em Florianópolis que reconhecidamente contribuíram com a cidade por suas ações ligadas à defesa da cidade de Florianópolis e a seu patrimônio cultural.

Valmir Martins é professor aposentado do departamento de História da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É formado em História pela UFSC (1974), onde também concluiu o Mestrado na mesma área (1979).

Em 2010, foi o candidato a governador de Santa Catarina pelo PSOL, tendo alcançado o quarto lugar na disputa. Iniciou na política aos 16 anos, em organizações ligadas à Igreja Católica, como a Juventude Operária Católica (JOC) e a Ação Popular (AP). Foi fundador do PT em Santa Catarina e também o primeiro candidato do partido ao Senado, em 1982.

Ingressou no movimento estudantil e teve forte participação na resitência contra a ditadura militar, tendo militado ao lado do ex-deputado Paulo Stuart Wright, cassado, perseguido e assassinado pelo regime. Foi preso político após os agentes da ditadura descobrirem o local onde estava sendo realizado o 30° Congresso da UNE, em Ibiuna, onde outras mil pessoas foram presas.

Ainda no PT, em 1993, integrou o governo da Frente Popular em Florianópolis, sob indicação do então vice-prefeito Afrânio Boppré. Foi dirigente do PT, chegando a ser presidente do diretório de Florianópolis em duas ocasiões. Em 2005, após o PT abandonar suas bandeiras hitóricas, Valmir Martins rompe com o PT e ingressa no PSOL.

Martins também já foi dirigente do seu clube do coração, o Avaí. É natural de Florianópolis.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil