Heloísa Helena sinaliza saída do PSOL e ingresso em novo partido de Marina Silva

Juntas? HH e Marina podem estar em novo partido

A vereadora Heloísa Helena, de Maceió, está sinalizando uma possível saída do PSOL para embarcar no novo projeto político da ex-senadora Marina Silva (PV). Derrotada em seu projeto de "democratizar" o PV, Marina quer construir um movimento político que culmine na criação de um novo partido. 

Embora não confirme a intenção de deixar o PSOL, Heloísa deixa claro que quer estar próxima da antiga companheira do PT. "Caso ela resolva criar um movimento nacional que possa ou não culminar com a construção de um novo partido - e se ela quiser ou precisar da minha ajuda ou mesmo de militantes de qualquer partido ou sem partidos -, entendo que é legítimo que possamos democraticamente ajudá-la", afirmou, em entrevista ao Estadão. 

A vereadora disse que pode colaborar com a construção de um novo partido, independentemente de continuar ou não no PSOL. "Muitas pessoas nos ajudaram com suas assinaturas e seu trabalho para a construção do PSOL mesmo sem total identidade ideológica conosco e sem compromisso preliminar com filiação ou militância - apenas por respeito às nossas histórias de vida e por compromisso democrático."

Já em 2009, Heloísa Helena agiu contra o próprio PSOL, que havia definido  por candidatura própria para presidente. Contra seu próprio partido, Heloísa foi à imprensa defender a candidatura Marina, desrespeitando as decisões partidárias e gerando grande mal estar entre os socialistas. 

Depois de meses de debate interno, a posição pró-Marina liderada por Heloísa foi derrotada, ganhando a candidatura de Plínio de Arruda Sampaio. Heloísa não se envolveu na campanha, e após as eleições - onde foi derrotada para a vaga de senadora por Alagoas - renunciou à presidência do PSOL. 

A atitude anti-partidária de Heloísa gerou conflitos para além do PSOL. PSTU e PCB, que se aliaram ao PSOL nas eleições de 2006, lançaram candidaturas próprias, pulverizando os votos da esquerda. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma homenagem ao Movimento Estudantil

Sandro Silva renuncia mandato de vereador e Carlito poderá ter maioria na Câmara

Norival Silva pega 12 anos por corrupção passiva