Hugo Chavez anuncia em TV venezoelana: está com câncer



Um discurso de Hugo Chávez ontem esclareceu o mistério que cercava a estadia prolongada do presidente venezuelano na capital cubana. E confirmou as suspeitas levantadas pela oposição: Chávez, tinha sim, algo mais grave que um abscesso pélvico. O polêmico líder anunciou em pronunciamento transmitido pela TV, que teve um tumor cancerígeno retirado e trava “a batalha pela vida”.

Até ontem, o governo venezuelano afirmava que o diagnóstico de Chávez era o de um abscesso pélvico (acúmulo de pus) e que ele estava em “franca recuperação”. Na transmissão, ele afirmou ainda que está se recuperando satisfatoriamente e assegurou que continua desempenhando suas funções no governo.

Ele contou que, na capital cubana, submeteu-se à cirurgia para a remoção do abscesso, quando o câncer foi diagnosticado.

– Durante o processo de drenagem (no tratamento do abscesso pélvico) apareceram suspeitas de outras formações celulares não detectadas desde então. Foram realizados outros estudos que confirmaram a existência de um tumor com presença de células cancerígenas – afirmou.

Chávez foi então submetido a uma segunda cirurgia, segundo contou. De acordo com as palavras do venezuelano, a cirurgia procedeu a total extração do tumor. Ele afirmou estar “determinado a superar essa batalha”.

Embora tenha essa atitude questionada pela oposição, Chávez se recusa a transferir o governo para o seu vice, Elias Jaua, e continua oficialmente no comando do país. O estado de saúde de Chávez obrigou o governo ontem a cancelar a reunião de presidentes da região que ocorreria na Isla Margarita nas próximas terça e quarta-feira. A Venezuela se prepara para o maior desfile militar de sua história, em comemoração do bicentenário da independência, na próxima terça.

O retorno de Chávez havia sido anunciado por um irmão de Chávez, Adán, como previsto para o início da próxima semana. No discurso de ontem, Chávez não mencionou se voltará ao seu país para as comemorações.

Fonte: Itamaraty

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil