Tarifa Zero será tema de Congresso do PSOL

O Projeto Tarifa Zero, que visa democratizar o acesso ao transporte coletivo nas cidades, será um dos temas a serem debatidos durante o 3° Congresso Nacional do PSOL, que ocorre em dezembro. Uma contribuição sobre o tema, proposta pelo jornalista Leonel Camasão, de Joinville, foi apresentada à Comissão Organizadora do Congresso para ser inclusa no caderno de textos do III Congresso Nacional do partido. 

Para inscrever a contribuição, eram necessárias 100 assinaturas de militantes do PSOL. Após a proposta inicial ser redigida, os militantes foram buscar mais adesões ao texto. Assinaram militantes do PSOL dos seguintes estados: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Minas Gerais, Pará, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo. Ao todo, 135 militantes do partido assinaram a contribuição defendendo a inclusão do tema no programa do PSOL para as eleições 2012. 

Pensando inicialmente na gestão de Luiza Erundina à frente da Prefeitura de São Paulo (1989-1992) - e exterminado pelo sucessor Paulo Maluf (1993-1996) -  o Projeto Tarifa Zero baseia-se no subsídio total do sistema de transporte pelas prefeituras, através do processo de municipalização dos sistemas. Na última década, a experiência paulistana inspirou as ações do Movimento Passe Livre (MPL). Com o crescimento desenfreado das cidades, a questão da mobilidade ganhou notoriedade nos movimentos sociais, na imprensa e na sociedade. "O Tarifa Zero é uma proposta que precisa ser resgatada pela esquerda e virar uma bandeira de luta pelo acesso à cidade", afirma o jornalista. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Uma homenagem ao Movimento Estudantil

Sandro Silva renuncia mandato de vereador e Carlito poderá ter maioria na Câmara

Norival Silva pega 12 anos por corrupção passiva