Tricampeão: Chico Alencar (PSOL-RJ) é eleito melhor deputado do Brasil pela terceira vez consecutiva


Entre os cinco melhores deputados de 2011,  três são do PSOL. 

O líder do PSOL na Câmara dos Deputados, Chico Alencar (RJ), foi eleito pela terceira vez consecutiva como o melhor deputado federal do Brasil. A premiação é realizada pelo reconhecido site Congresso em Foco. 

O prêmio possui duas categorias: escolha dos jornalistas que cobrem o Congresso Nacional e escolha do público, via votação pela internet. Na primeira categoria, Chico é tricampeão, tendo levado o título em 2009 e 2010. Na votação do público, é a segunda vez consecutiva que o socialista ganha o prêmio. 

O restante da pequena, porém aguerrida bancada do PSOL também está no topo da lista. Jean Wyllys (RJ) ficou como segundo melhor parlamentar no voto popular. Ivan Valente (SP) ficou em quarto. 

Na votação para melhor senador, o líder do PSOL no Senado, Randolfe Rodrigues, ficou na sexta posição. 

Chico também leva prêmio por defesa da democracia

Chico Alencar também foi premiado na categoria especial "Destaque por Defesa da Democracia e da Cidadania. 

Trajetória

Carioca, 62 anos, Chico está no terceiro mandato na Câmara. Projetou-se na política como líder comunitário. Mestre em Educação, autor de 26 livros, é professor licenciado da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Entre 1987 e 2005, foi filiado ao PT, pelo qual conquistou seu primeiro mandato na Câmara.

Foi vereador e deputado estadual. Trocou o PT pelo Psol em 2005, no auge do escândalo do mensalão. Contundente nas críticas ao governo e também à oposição feita pelo PSDB e pelo DEM, é uma das principais referências na defesa da ética e da transparência na administração pública.

Chico Alencar foi contemplado em todas as edições do Prêmio Congresso em Foco. Nos últimos três anos, foi considerado o melhor deputado pelos jornalistas que cobrem o Congresso. Em 2010, foi o mais votado pelos internautas. O atual líder do Psol também foi o mais votado pelos 267 profissionais de imprensa que participaram da primeira fase do prêmio, o que ainda lhe permite concorrer ao título de melhor deputado. O anúncio do vencedor desta categoria ocorrerá em instantes.

Com informações do Congresso em Foco

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Norival Silva pega 12 anos por corrupção passiva

Uma homenagem ao Movimento Estudantil

Sandro Silva renuncia mandato de vereador e Carlito poderá ter maioria na Câmara