Capital da Estônia terá Tarifa Zero nos transportes públicos a partir de janeiro de 2013


Ônibus urbano na capital da Estônia: sem tarifa a partir de 2013

Cidade de Tallin, com 400 mil habitantes, aprovou medida em referendo popular

A capital da Estônia, Tallinn, passará a contar com  transporte público gratuito para todos, a partir de janeiro de 2013. A mudança foi aprovada em referendo popular, ocorrido no último domingo (25). Ao todo, 75,5% dos mais de 68 mil cidadãos que compareceram as urnas disseram "SIM" para o programa Tarifa Zero. 

Segundo o site da prefeitura de Tallinn, o prefeito da cidade, Edgar Savisaar, declarou. "Isso mostra que o povo de Tallinn está disposto a pensar diferente. Tallinn é uma cidade inovadora". 

O presidente do PSOL Joinville, Leonel Camasão, comemorou o resultado das urnas naquela cidade. "A mobilidade urbana hoje não é um problema exclusivo de Joinville ou de qualquer outra cidade. É um problema mundial. E o que vemos como tendência para enfrentar esse caos é cada vez mais cidades ao redor do mundo adotando a gratuidade completa nos transportes públicos", afirma. 

Segundo o site Free Public Transports, já são 47 cidades no mundo que adotam alguma modalidade transporte público gratuito, duas delas, inclusive, no Brasil: Porto Real (RJ) e Agudos (SP). 

Além do Brasil, também possuem cidades com gratuidade no transporte os países Austrália, Canadá, China, Inglaterra, Ilhas Faroe, Finlândia, França, Rússia, Espanha, Suíça, Tailândia, Estados Unidos e País de Gales. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil