Votação em vereadores do PSOL cresce quatro vezes, mas ainda é insuficiente

A soma dos votos nos candidatos a vereador e na legenda do PSOL cresceu mais de quatro vezes, em comparação às eleições de 2008. Se há quatro anos, os cinco candidatos socialistas somaram apenas 498 votos, em 2012 esse número saltou para 2.052 votos.

Ainda assim, o partido ficou longe de eleger seu primeiro vereador na cidade. Para tal feito, seriam necessários mais de 15 mil votos.

Além de ampliar a soma geral dos votos, o PSOL tornou-se o quinto partido em votos de legenda, perdendo apenas para PSD, PMDB, PT e PSDB. Se em 2008, o PSOL havia marcado apenas 75 votos de legenda, em 2012, este número passou para 724. 

Com esta votação, o PSOL ultrapassou partidos tradicionais, como PP, PDT e o DEM.

PSOL elege seu primeiro vereador em Santa Catarina

O ano de 2012 ainda é marcado não apenas pelo crescimento do PSOL em Joinville, mas também, em Santa Catarina. O ex-deputado Afrânio Boppré foi eleito vereador em Florianópolis, com a décima maior votação entre os 368 candidatos concorrentes.

Também em Florianópolis, o socialista Elson Pereira surpreendeu nas urnas, ao marcar 14,42% dos votos válidos. Durante toda a campanha, os institutos de pesquisa davam a Elson números entre 1 e 2%. Às vésperas da eleição, o Ibope apontou o candidato do PSOL com 6% dos votos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pastor chama vereador de vagabundo e é declarado 'persona non grata'

Chico Alencar lança candidatura e Câmara tem agora 4 postulantes

Primeiras impressões sobre os protestos no Brasil